Com participação recorde de inscritos, a Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza a XXII Semana de Iniciação Científica da Instituição, com mais de 3.400 participantes. Com uma vasta programação, estão sendo realizadas, todos os dias, apresentações de trabalhos, palestras, mesas de debates, noite de autógrafos com novos lançamentos, entre outras atrações. Durante a semana estão sendo apresentados quase 900 trabalhos científicos.

A Semana se configura como um dos maiores e mais antigos eventos realizados pela Universidade, que ao longo dos anos de sua realização registra um crescimento representativo, chegando este ano a uma marca histórica, conforme a pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, que coordena o evento. A semana foi aberta oficialmente na noite da última segunda-feira (21), pelo reitor da Urca, professor Francisco do O’ Lima Júnior, e o vice-reitor, Carlos Kleber Nascimento, além do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Irwin Rose, a pró-reitora de Extensão, Sandra Nancy Freire.

Além da XXII Semana de Iniciação Científica, essa é a IV Semana Universitária, que acontece também nas unidades descentralizadas da Universidade, nas cidades de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha, além da VII Semana de Extensão, aberta com palestra da presidente da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro, professora dra. Marjorie Cseko Nolasco, que tratou sobre Bacurau ou Oblivion? Relação entre recursos naturais, educação, ciência e tecnologia.

O reitor da Urca, professor Lima Júnior, realizou a abertura do evento e destacou a importância da universidade diante da realidade da ciência no Brasil. O crescimento no número de bolsas científicas foi destacado. Conforme o Reitor, as primeiras bolsas de pesquisas eram em número bastante reduzido, com dez da Funcap e mais cinco do CNPq. Hoje, a Urca ultrapassa a marca das 900 bolsas destinadas ao fortalecimento da pesquisa na instituição.

Post a Comment