Cine Eldorado mantém sessões semanais em um ambiente
que preserva a estética antiga. FOTO: Rejane Lima
O ENEM começou neste domingo (3). Na primeira etapa do Exame, foram aplicadas questões sobre Linguagens e Ciências Humanas e a Redação. Dependendo do curso para qual a nota será aplicada, a Redação pode ter um peso maior que todas as outras provas. Neste ano, o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A reportagem reuniu algumas das experiências que democratizam o acesso ao cinema na região do Cariri.

Cine Café

O Cine Café é um projeto alternativo de projeção de filmes idealizado por Elvis Pinheiro. Em atividade há nove anos, o Cine Café foi fundamental para a formação de cinéfilos em toda a região do Cariri. As exibições de longas-metragens acontecem todos os sábados, às 17h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. A entrada é gratuita.

Cine Popular em Barbalha

O Cine Popular Barbalha é uma iniciativa da Prefeitura Municipal. O projeto teve início em maio deste ano, mas encontra força na história do município. O Cine Popular Barbalha acontece no Cine Teatro Neroly Filgueira Sampaio, construído em 1960, que passou por uma modernização. Os filmes são exibidos toda sexta-feira, com duas sessões, uma às 18h30 e outra às 20h30. A entrada é gratuita.

Cine Eldorado

Juazeiro do Norte também conta com as exibições gratuitas que acontecem no Cine Eldorado, o cinema da Cantina Zé Ferreira, localizada no bairro Socorro. O bar possui uma sala de cinema em seu 1º andar, onde toda semana são exibidos filmes de quinta-feira a sábado, às 19h. No Cine Eldorado são exibidos clássicos do cinema que fazem parte da coleção de filmes do dono da Cantina e filmes contemporâneos. A entrada é gratuita.

Cineclube UFCA

O Cineclube UFCA é um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri. Idealizado pelo estudante de jornalismo Paulo Rossi, o Cineclube UFCA exibe filmes toda semana e realiza debates baseados nas temáticas selecionadas. A entrada é gratuita.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment