FOTO: Antonio Rodrigues
Juazeiro do Norte, representando a região do Cariri, teve seu primeiro reconhecimento no hall de comunidades de empreendedorismo e inovação realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartup). Ocorreu nesta quinta-feira (28) e sexta (29), em São Paulo, o evento Case, onde foi feito o Mapeamento de Comunidades Emergentes Região Nordeste em 2019 que destacou representantes caririenses dentro de um apanhado de estratégias, líderes, ambientes e ações que fomentem estas práticas que se colocam como diferencial competitivo no mercado. 

Com a realização da ABStartup e apoio estratégico do Google for Startups, o Programa de Comunidades da Abstartups nasceu para dar mais visibilidade e conexão para as comunidades de todo país. Trata-se de um documento construído colaborativamente com várias lideranças locais do ecossistema. 

Intitulado como Kariri Valey, o ecossistema local busca desenvolver estratégias de fomento e consolidação de um ambiente de práticas inovadoras para a região, assim o documento traz os nomes de alguns Líderes de Comunidades que se colocam como pessoas que puxam as atividades de fortalecimento. Sendo assim, são reconhecidos Douglas Feitosa, Cláudio Joel, Leddy Silva, Emerson Silva, Piedley Macedo, Helena Oliveira, Tania Porto, Raniere Cândido, Raquel Lira e Sidney Lima pela iniciativa junto a gestão municipal. 

Uma outra pontuação do documento faz referência aos eventos, sejam eles como fonte de inspiração ou conteúdo técnico e mais avançados. Fazem parte atividades que fizeram história no Cariri como o TEDx Giradouro Park liderado por Douglas Feitosa e Ermeson Silva, e também o Elevator Pitch e o Fuckup que também teve a frente os dois em parceria com entidades como Sebrae e Sedeci. Além destes fazem parte a Campus Party Day, Corredores Digitais, E-week, Hackathon Enel e Startup Weekend, mostrando a articulação entre os setores privado, público e acadêmico como mola propulsora a esse desenvolvimento. 

“Para que estas atividades e lideranças se desenvolvam passa a ter como estrutura de suporte espaços de trabalho como o Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), Estação de Negócios e Garagem LAB. Assim, para que este ambiente possa se consolidar ainda mais dentro dos níveis apresentados no raio x como cultura, densidade, acesso a capital, ambiente regulatório, talentos e acesso ao mercado é preciso cada vez mais a união de atores e dos setores para pensar na coletividade como forma de termos uma região ainda mais merecedora do reconhecimento das ações que foram realizadas até o presente momento”, afirma Douglas Feitosa, presidente da CDL Junior em Juazeiro do Norte.

(Fonte: Site Rapadura Tech)

Post a Comment