FOTO: Sarah Gomes
Municípios da região do Cariri registram chuva desde o início da semana. Só nesta quarta-feira (27) já choveu em 17 cidades. 

A pré-estação chuvosa do Ceará tem início apenas no mês de dezembro, mas desde 2017 as chuvas no Sul do Estado começam a partir da última semana de novembro. Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran, há possibilidade de que essas chuvas continuem durante dezembro e janeiro. 

De acordo com o especialista, essas chuvas são formadas a partir de instabilidades atmosféricas que chegam ao Sul do Nordeste por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul. As precipitações registradas na região do Cariri são parte do sistema das fortes chuvas que estão acontecendo na Bahia nestes últimos dias. 

Se o padrão dos dois últimos anos se repetir, as chuvas devem se tornar mais frequentes por toda a região do Cariri nas próximas semanas. Na última previsão elaborada pela Funceme, a expectativa é que ainda chova no Cariri nesta quinta (28) e sexta-feira (29). O inverno no Ceará acontece de fevereiro a maio.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment