O Cariri é novamente palco da Guerrilha do Ato Dramático Caririense. Após 10 anos, a iniciativa retorna com proposta de ser vitrine de diversas produções artísticas e polo cultural de várias manifestações em três dias de evento, que está em sua décima edição. Organizada pela Sociedade Cariri das Artes e Cia. Brasileira de Teatro Brincante, em cooperação com grupos, coletivos e companhias de artes caririenses, ocorrem na edição atual oito espetáculos de teatro, dois filmes e três apresentações musicais de 28 a 30 de novembro, na Praça Siqueira Campos, em Crato. 

O evento conta com parceria da Prefeitura Municipal do Crato, Secretaria de Cultura do Estado, Circo Escola Alegria, Coletivo Camaradas, Rede Coletivos, Sesc Crato, Grupo Ferreira Sousa e Vila da Música Solibel. Com programação gratuita abrangendo uma diversidade de apresentações e conteúdos da cultura regional, a iniciativa irá contar com cerca de 100 artistas envolvidos. 

Como integrante da organização, Cacá Araújo afirma que o evento foi montando num contexto de defesa dos fundos municipais de cultura, para que estes sejam implantados e funcionem de forma democrática a beneficiar a população. Segundo ele, deve-se efetivar a defesa da arte e da cultura através de políticas públicas e editais que contemplem o plano municipal de cultura, para que iniciativas como esta sejam realizadas.

“É preciso que os movimentos sociais da cultura sejam protagonistas neste processos. Neste clima nacional onde o governo protagoniza a negação da ciência, da educação, da cultura e da arte, é preciso que tudo isso e as pessoas do campo democrático deste pais procurem fazer um contraponto em defesa dos valores e alimentem um espírito de tolerância ao povo brasileiro”, afirma Cacá.

Programação 
Com objetivo de promover e difundir o teatro, as narrativas orais, a dança e o circo, contribuindo para seu desenvolvimento, valorização, conquista de plateias e intercâmbio colaborativo, o evento está sendo proposto em três dias. Confira a programação. 

Quinta-feira (28) 
17h30: Conexão Mostra Nacional de CONTADORES DE HISTÓRIAS nas Terras do Cariri (Infantil, 60min) 
18h30: ZERO ZERO ALPISTE (Infantil, 45min, Contação de história, Cia. Arte e Cultura de Teatro, Crato-CE) 
19h30: LUA CAMBARÁ – NAS ESCADARIAS DO PALÁCIO (Cinema, Livre, 94min, Rosemberg Cariry, 2002, Fortaleza-CE) 
21h00: MUSICAL JEAN ALEX (Livre, 60min, Crato-CE) 

Sexta-feira (29) 
17h30: ODUS (Infantil, 50min, Contação de história, Bete Pacheco, Juazeiro-CE) 
19h00: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (12 anos, 60min, Cia. Brasileira de Teatro Brincante, Crato-CE) 
20h30: ANTONIO SOUZA, COM A FORÇA DO SERTÃO (Cinema, Livre, 18min, Cacá Soares, 2018, Araripina-PE) 
21h30: MARACATU RAÍZES DO CARIRI (Livre, 60min, Crato-CE) 

Sábado (30) 
17h30: O SONHO DE CLARA GEMA (Infantil, 60min, Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro-CE) 
19h30: CONVERSA DE LAVADEIRAS (12 anos, 60min, Rei Leal Coletivo Teatral, Fortaleza-CE) 
21h00: VELHA MOÇA (18 anos, 60min, Cia. Teatral Moreira Campos, Fortaleza-CE) 
22h00: ATO CÊNICO-MUSICAL (Livre, 60 min, Lifanco Cariri e Cia Brasileira de Teatro Brincante, Crato-CE) Serviço Guerrilha do Ato Dramático Caririense 

Datas: 28 a 30 de novembro 
Local: Praça Siqueira Campos – Crato/CE 
Horário: A partir das 17h30

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment