Por Redação Gazeta do Cariri

Neste sábado, dia 30 de novembro, a Nação Romeira do padre Cícero Romão Batista abrirá o ano jubilar em comemoração aos 150 anos de seu sacerdócio. Em Juazeiro do Norte, a programação inicia no fim da tarde com concentração, às 17h, na Paróquia São Francisco das Chagas. De lá os romeiros devem peregrinar até a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores onde o bispo da diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, presidirá, às 18h30, a Missa Solene de Abertura das comemorações. 

Para este momento é aguardada a presença de romeiros de várias partes do país, que devem se unir ao povo de Juazeiro do Norte e cidades vizinhas a fim de celebrar este marco na história do padre Cícero. 

É importante salientar que o fenômeno das romarias de Juazeiro do Norte, considerada uma das maiores do país, é possível graças à doação de vida do patriarca do Nordeste, através do ministério sacerdotal. Ainda hoje seus ensinamentos são atualizados na vida de fé do povo, inspirando práticas de religiosidade popular expandidas em todo território brasileiro e fora dele. 

Por isso, iniciar este tempo de festa, esta contagem regressiva para o grande dia (30 de novembro de 2020), é também gerar compromisso com a Igreja, com o povo, e com a sociedade. “Será um ano de muita festa, de muita celebração, mas também de muito compromisso porque o sacerdote que se configura a Cristo é um sacerdote que também não vai agradar o mundo. Então, é necessário que, dentro desta festa, a gente tenha cuidado para que essa dimensão profética e evangelizadora não se perca em festejo, mas seja um compromisso para que os cristãos possam, cada vez mais, se comprometer com o reino”, disse o bispo diocesano. 

A programação do Ano Jubilar deve acontecer em várias partes do país, contando com momentos de oração, formação e estudo sobre a vida do sacerdote que fez nascer uma nação, aproximou o povo de Deus e firmou valores refletidos na busca pela construção de uma sociedade cada vez mais justa e solidária.

Post a Comment