Andreza Aquino e Julie Cavalcante
Duas caririenses irão representar o Ceará durante a 5ª edição da Escola Avançada de Física Experimental no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, localizado na cidade do Rio de Janeiro. 

Andreza Aquino (20 anos), aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA), e Julie Cavalcante (22 anos), estudante do Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), concorreram com estudantes de Física e áreas correlatas de todo o Brasil e da América do Sul, e apenas as duas jovens do Estado do Ceará, conseguiram ser selecionadas entre os 82 estudantes aprovados. 

Andreza Aquino mora em Crato-CE, mas é natural de Barro-CE e é a única estudante de Biologia selecionada nessa edição do evento. Já Julie Cavalcante é natural de Pernambuco e também reside em Crato-CE. 

O objetivo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) é promover e motivar a atuação em áreas experimentais. O evento é voltado exclusivamente para a física experimental, sendo o público alvo estudantes de pós-graduação e principalmente alunos de graduação de física e áreas correlatas (química, engenharias, matemática, entre outras), de todo o Brasil e América do Sul. 

Segundo o site do CBPF, a ideia é fazer uma imersão, durante duas semanas, no dia-a-dia das atividades experimentais sobre tópicos avançados e atuais da física nos laboratórios do CBPF. 

As caririenses ficarão durante 12 dias na cidade do Rio de Janeiro, no período de 03 a 14 de fevereiro de 2020, e lá serão selecionados módulos experimentais de diferentes áreas de pesquisa do CBPF. 

As alunas acompanharão no decorrer dessas duas semanas diferentes desafios inerentes ao cotidiano de um laboratório de pesquisa, a exemplo da contextualização do problema a ser estudado, preparação de amostras, caracterização por técnicas sofisticadas, medida de grandezas físicas relacionadas ao assunto em questão, interpretação dos resultados obtidos, além da sistematização dos resultados em forma, tanto de publicação científica, quanto na de seminário.

(Fonte: Instagram No Cariri Tem)

Post a Comment