Jaqueline Sampaio, Arnon Bezerra e Pedro Augusto Bezerra ao final da sessão solene. FOTO: Anderson Duarte

Foi um dia histórico em Brasília. Uma proposição do deputado federal Pedro Bezerra (PTB), levou à Câmara dos Deputados a sessão solene em homenagem aos 50 anos da construção da estátua do Padre Cícero, no Horto, em Juazeiro do Norte. Políticos, jornalistas e autoridades da sociedade cearense foram até a Capital Federal prestar homenagem ao feito nesta quinta (21). 

Além da comitiva da prefeitura municipal liderada pelo prefeito Arnon Bezerra (PTB), participaram o deputado estadual Fernando Santana (PT), os deputados federais Roberto Pessoa (PSDB) e André Figueiredo (PDT), além de Pedro Bezerra, parlamentar propositor da homenagem. 

Os jornalistas Antônio Vicelmo e Huberto Cabral, dois memorialistas da história do Cariri, fizeram breves pronunciamentos destacando a figura do ex-prefeito Mauro Sampaio, idealizador e executor da estátua que, ao ser inaugurada, foi considerada o terceiro maior monumento do mundo. 

Filha do ex-gestor, Jaqueline Sampaio apresentou um discurso emocionado, lembrando os feitos do pai, considerado um dos melhores prefeitos da história, principalmente pelas obras que deixou como legado. 

Em tempo 
Foram dois dias intensos de solenidades e sessões ligadas ao cotidiano de Juazeiro. Ontem (20) a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados discutiu  a criação do Dia Nacional do Romeiro. O deputado Pedro Bezerra que sugeriu a realização do debate, lembrou que, em novembro, acontecem diversas romarias tradicionais em todo o Brasil, inclusive ao Santuário Nacional. “São movimentos, grupos e dioceses que elegeram este mês para louvar e honrar santidades”, disse. 

Foram convidados, entre outros, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade (GO), padre Robson de Oliveira; e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, arcebispo Dom Walmor de Azevedo. 

Também em solenidade no plenário Ulysses Guimarães, o prefeito Arnon Bezerra recebeu na tarde de ontem a Medalha do Mérito Legislativo. Além dele, outros dois cearenses foram agraciados com a homenagem. São eles o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o ex-deputado Iranildo Pereira. 

A comitiva juazeirense, que também inclui deputados e secretários, deve retornar na noite desta quinta-feira ao Cariri.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment