FOTO: Hélio Filho
O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), solicitou à Câmara Municipal a autorização para efetivação de empréstimo, no valor de US$ 80 milhões de dólares – o equivalente hoje a R$ 336,8 milhões -, junto à Corporação Andina de Fomento. 

Mesmo com críticas dos vereadores da oposição que temem pelo endividamento do município, a base do prefeito justifica que a verba do empréstimo será investida em obras de saneamento, mobilidade urbana e desenvolvimento socioambiental, sendo elas fiscalizadas pelo próprio Poder Legislativo. 

A corrida pela aprovação foi rápida, e a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira, 28, aprovou a solicitação do empréstimo, mesmo com solicitação de veto pela oposição. Foram 4 votos contra e 11 votos a favor. Votaram contra os vereadores: Jaqueline Gouveia, Gledson Bezerra, Demontier Agra e Zé Barreto. Votaram a favor: Adauto Araújo, Aninha Teles, Auricéia Barreto, Márcio Joia, Nivaldo Cabral, Preto Macedo, David Araújo, Domingos Borges, Damian de Firmino, Capitão Vieira e Claudinor Mota. 

O vereador Gledson Bezerra indagou sobre a falta de planejamento ou de qualquer projeto que justificasse o montante solicitado, e fez forte oposição, garantindo, inclusive, que irá acionar a justiça junto aos demais vereadores contrários ao projeto. O vereador Demontier Agra ainda sugeriu que deveria ser realizada uma consulta pública para que a população pudesse opinar sobre o projeto. Com a aprovação, a prefeitura de Juazeiro do Norte tem uma carência de 5 anos para começar a pagar o empréstimo.

(Fonte: Instagram @No Cariri Tem)

Post a Comment