A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte está realizando, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), ações alusivas à Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na manhã desta quarta-feira (13), as atividades aconteceram na UBS 16/43, no bairro Frei Damião. Os homens da comunidade atenderam ao chamado dos Agentes Comunitários de Saúde e compareceram em grande número.

Na ocasião, foram disponibilizados diversos serviços, como aferição de pressão arterial e de glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Durante o acolhimento foi servido café da manhã, seguido de uma palestra com as profissionais de saúde, que repassaram orientações voltadas à saúde do homem. Houve ainda corte de cabelo e sorteio de brindes.

O servente de pedreiro Damião Bezerra participou das atividades e disse que era a primeira vez que estava indo à Unidade. “Eu achei bom, legal mesmo. Deu pra aprender muita coisa. Vim fazer o exame, que eu nunca fiz, é a primeira vez que vou fazer, porque já vou completar 50 anos”, afirmou.

Todos os que estiveram presentes passaram por consulta médica para avaliação da necessidade de encaminhamento para exames específicos da saúde da próstata, como o PSA, o toque retal e ultrassonografia. A médica Luisiane Pereira relatou que é mais comum as mulheres procurarem a Unidade de Saúde, mas que a participação masculina durante o Novembro Azul tem aumentado, o que demonstra uma preocupação maior com a prevenção.

Post a Comment