FOTO: Samuel Macedo
O Foto Kariri – Festival de Fotografia e Artes Visuais abre o mês de dezembro com mais uma edição do SAÍDAS FOTOGRÁFICAS, desta vez buscando os encantos do bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte. 

A atividade acontecerá dia 1º de dezembro, com concentração às 8h, em frente ao Museu Orgânico Casa do Mestre Nena, e contará com a participação de coletivos fotográficos, artistas diversos e mestres da cultura. 

Literalmente em “saída”, o grupo percorrerá o bairro João Cabral, marcado pelas cores da cultura e o estigma da periferia, guiados pelo Mestre Nena, do grupo Bacamarteiros da Paz, em trajeto que busca reconhecer histórias, personagens e olhares possíveis sobre os encantos do lugar. 

Segundo Nívia Uchôa, organizadora do Foto Kariri, retomar o projeto do SAÍDAS FOTOGRÁFICAS como preparação para o Festival também  tem como objetivo retomar encontros de coletivos e fotógrafos locais, regionais e nacionais. 

Iniciado em novembro, o SAÍDAS recebeu representantes de oito coletivos que estiveram reunidos na Romaria de Finados, em primeira atividade. A programação se estenderá até fevereiro de 2020, com a exibição de um grande varal fotográfico itinerante apresentando os resultados. 

Vale destacar que o SAÍDAS FOTOGRÁFICAS é aberto para participação do público em geral. 

SOBRE O FOTO KARIRI A primeira edição do Foto Kariri, a ser realizado em fevereiro de 2020, reunirá artistas como iguel Chikoaka, Rosely Nakagawa, André Parente, Silas de Paula, Luiz Santos, Iana Soares e Marizilda Cruppe em uma imersão artística na região do Cariri, sul do Ceará. 

O Foto Kariri visa promover, pensar e difundir a produção fotográfica-artística considerando outros e novos protagonismos, assim como investir em ações de formação e qualificação desta arte com mesas redondas, oficinas, saídas fotográficas, rodas de conversas, fotoperformances, projeções e exibições. 

Realizado nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda, conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do XI Edital Mecenas, e parcerias com instituições educacionais e culturais da região.

Post a Comment