Três hospitais do Governo do Ceará estão inseridos no Projeto Lean desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS), executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. A iniciativa visa reduzir a superlotação nas emergências de hospitais públicos através do uso da metodologia Lean, processo que auxilia a gestão hospitalar racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. 

Atualmente, há três unidades do Governo do Ceará que integram o projeto: Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Regional do Cariri (HRC). 


No Hospital Regional do Cariri (HRC), o programa Lean mudou a realidade nas Emergências. Desde a adesão ao projeto em julho, foi percebida uma redução de 70% na lotação da emergência do hospital. O tempo de internação do paciente foi reduzido em 28 horas e a alta hospitalar da própria emergência foi otimizada em 8 horas. Isso significa que a população está tendo um atendimento adequado no menor espaço de tempo. 

Este mês, o HRC está implantando o Cartão de Alta, mais um serviço da unidade para melhorar o planejamento da alta hospitalar que prepara do paciente e familiar e também a Sala de Alta. O cartão visa efetivar a redução do tempo de permanência no leito e número de internações no hospital. 

“A primeira contribuição do projeto foi a reorganização. A partir daí, a própria comunidade hospitalar teve mais facilidade em absorver esse tipo de prática, onde a gente sistematiza esse tipo de atendimento, favorecendo as pacientes”, explica o diretor-geral do HGCC, médico Antonio Eliezer Arrais Mota Filho. 

Para o diretor, as visitas e acompanhamento direto das ações têm relevância e impactam nos resultados como um todo.

Post a Comment