A partir desta quinta-feira (14), no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato, a Diocese de Crato realizará a Assembleia Diocesana de Pastoral 2019. O evento que segue até sábado (16) é o maior no âmbito da organização da Igreja Diocesana e deve contar com a participação do bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, e de todos os padres e diáconos, além de representações das 57 paróquias e 3 áreas pastorais, dos movimentos, pastorais, novas comunidades e congregações religiosas.

A vida da Igreja local depende das discussões realizadas nos três dias de encontro. Por isso, na Assembleia, será dado início à construção do Plano de Ação para o quadriênio 2019-2023, embasado na realidade de cada paróquia e em comunhão com a Igreja do Brasil.

Outro ponto importante do encontro será a apresentação do novo panorama da Igreja Católica no Sul Cearense, realizado a partir de uma pesquisa aplicada com as lideranças presentes nos 32 municípios da região diocesana. A partir deste diagnóstico, se terá dados específicos sobre a atuação da Igreja Católica nesta realidade, com seus desafios e contribuições. O resultado da pesquisa também ajudará no plano de formação para as lideranças.

Ao todo, o evento contará com a participação de 250 delegados (as) e 100 voluntários (as), divididos em 14 equipes de trabalho.

Como tema, será refletido: “Venha o Teu reino: construindo comunidades eclesiais missionárias”. Para conduzi-lo, propondo também uma análise sobre a conjuntura social e eclesial, ou seja, a realidade que interpela a Igreja e como a Igreja interage com essa realidade, foi convidado o padre Manfredo Araújo de Oliveira, sacerdote da Arquidiocese de Fortaleza e professor da Universidade Federal do Ceará.

Vale salientar que essa Assembleia Diocesana de Pastoral é a primeira de dom Gilberto Pastana como bispo diocesano e toda dinâmica está sendo pensada para que passos frutuosos sejam dados na caminhada pastoral e, consequentemente, na atuação da Igreja Católica junto à sociedade.

Post a Comment