Pedro Guilherme no dia do lançamento do livro em Fortaleza,
em julho de 2018. FOTO: Reginaldo Marinho
O jovem escritor cearense Pedro Guilherme, de 16 anos, morreu no fim da noite desta sexta-feira (8), em um hospital de Fortaleza. Diagnosticado com uma síndrome grave no intestino, ele lutava contra um quadro de desnutrição grave e estava internado desde quarta-feira (6).

O adolescente faleceu no Hospital Luís França, vítima de complicações decorrentes da doença. De acordo com a mãe de Pedro, Karla Lima, o filho possuía uma malformação congênita e, desde a infância, sentia muitas dores abdominais e passava por constantes internações. A síndrome só foi descoberta em 2009, quando o menino chegou a perder parte do intestino.

Autodidata e amante da literatura, Pedro realizou o sonho de lançar o primeiro livro, "Contos da Minha Nuvem", em 2018. "Ele tinha dois projetos escritos e muitos, infelizmente, deixou inacabados. O mais recente era de ficção fantástica, mas ainda não sei se vou publicar", disse, emocionada, a mãe do adolescente.

A editora Luciana Cunha, que ajudou Pedro Guilherme a publicar a obra, lamentou a morte do garoto em publicação nas redes sociais. "Olho, nesse momento em que escrevo, para a capa linda do seu livro, que o Rodrigo Santana CB desenhou, mas que foi toda idealizada pelo Pedro, e vejo o Pedro, seu talento, sua sensibilidade, sua alma linda. Ele se foi, mas estará pra sempre em meu coração e minhas lembranças", escreveu.

O velório acontece em uma funerária no Bairro Parangaba, onde será realizada missa de corpo presente às 11h. O sepultamento do corpo ocorrerá no Cemitério Parque da Paz, às 16h.



Vaquinha para publicar contos

O livro "Contos da Minha Nuvem" foi lançado em julho de 2018 com a ajuda de Luciana, dona de uma editora em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Comovida com a história de Pedro, ela doou a parte da editoração, revisão e diagramação da obra, que foi escrita por ele em apenas três meses. A publicação reúne 10 contos, que falam sobre vivências do adolescente e até sobre a morte.

Para imprimir os exemplares, Luciana criou uma campanha na internet e juntou, em menos de um mês, R$ 10.665,00. A obra foi lançada com noite de autógrafos em Fortaleza após um longo período de internação do adolescente, que chegou a pesar apenas 25kg.

"Fiquei muito feliz e chorei de alegria quando soube que ia conseguir publicar meu primeiro livro. Para mim é uma oportunidade", disse Pedro na época.                     (G1 CE)

Post a Comment