Por Redação Gazeta do Cariri

O novo trecho do Anel Viário do Cariri, referente ao Contorno de Juazeiro do Norte – que vai do entroncamento da CE-292 (Crato) ao da CE-060 (Barbalha) –, chega aos 41% de execução. Agora, a intervenção entra numa nova etapa: a instalação do viaduto para conexão com a estrutura já existente sobre a Avenida Padre Cícero, na ligação entre Crato e Juazeiro do Norte. 

Para isso, será executado a partir de segunda-feira (25) um bloqueio no acesso à Avenida do Contorno, no limite entre Crato e Juazeiro do Norte. Durante essa fase da obra, a entrada à esquerda de quem vem pela Avenida Padre Cícero para acessar a Avenida do Contorno será inviabilizado. 

Os condutores deverão seguir as placas indicativas do desvio providenciado pelo Detran. Seguindo adiante na Avenida Padre Cícero, farão um laço de quarteirão dobrando à direita na Rua Zeferino Pedro dos Santos, à esquerda na rua Antônio Torres de Melo, à esquerda novamente na rua Edgar Coelho para utilizar o semáforo e mudar de sentido na avenida. Daí será possível acessar várias opções de ruas que levam à Avenida do Contorno.

De responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), as intervenções contemplam a duplicação de 6,84 km de rodovia, além do viaduto, obras de drenagem e bueiros, sinalizações horizontal e vertical e proteção ambiental. O investimento nesta etapa do Anel Viário do Cariri é de R$ 38.668.421,54, com recursos do Governo do Ceará e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão é que ela seja entregue até o início do segundo semestre de 2020, melhorando o fluxo de veículos na região e encurtando distâncias para acessar universidades e serviços públicos. 

“O contorno de Juazeiro vai permitir tirar todo o trânsito de carga pesada da sede do município. Já foram entregues três trechos, este é o quarto trecho do contorno. Além de ser o terceiro viaduto que o município vai receber. As intervenções são necessárias para a implantação das ferragens que dão sustentação às vigas e às placas de concreto do equipamento. É importante que os motoristas obedeçam à sinalização que será colocada no segmento, o restante do trecho já está recebendo a camada asfáltica”, destaca do superintendente da SOP, Quintino Vieira.

Saiba mais 
O Anel Viário do Cariri já teve duas etapas de obras, que foram de responsabilidade da Secretaria das Cidades do Estado. Os serviços contemplaram a pavimentação de três trechos. O trecho 1 contemplou 3,4 km de malha viária em pista dupla, indo do município de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho. Já o trecho 2, com 2,8 km de extensão, e o trecho 3, com 2,36 km, foram da ponte sobre o Rio Salgadinho até a interseção com a rua Beatriz Gondim Santana e seguindo até a interseção com a Av. Pe. Cícero (CE-292), na saída para o Crato. No total, essas etapas totalizam 8,56 km de via pavimentada, com dois viadutos, além de canteiro central com bueiros, ciclovias, passeios acessíveis, iluminação e sinalizações horizontal e vertical.

Post a Comment