Com ordem de serviço assinada pelo governador Camilo Santana na última sexta-feira (8), o teleférico do Horto tem oficialmente iniciada sua instalação em Juazeiro do Norte. Orçado em cerca de R$ 70 milhões, o equipamento será voltado ao turismo e romarias da região, facilitando o acesso do núcleo central da cidade até a região da Estátua do Padre Cícero, no alto da serra de São Pedro.

A austríaca Doppelmayr, fabricante do teleférico, encaminhou ao Cariri em julho engenheiros alemães e espanhóis para avaliarem o local de instalação do equipamento. Este terá estação inicial após o Centro de Apoio aos Romeiros, nas proximidades do monumento Luzeiro do Nordeste, e parada final no topo da colina do Horto. O padrão do equipamento será o mesmo de teleféricos turísticos em Portugal, Reino Unido e Suíça.

O padrão deste será o mesmo encontrado nas cidades europeias, sendo que terá 26 cabines climatizadas e 10 vagas em cada uma, com capacidade de transportar cerca de mil passageiros a cada hora.

A empresa baiana Andrade Mendonça está sendo a responsável pela construção da estrutura que abrigará o teleférico, desde o prédio das estações até a estrutura que sustentará os cabos que deixarão o equipamento suspenso. As obras já começaram a ser delineadas, desde meados do mês de setembro, e seguem estruturando todos os terrenos aos padrões que irão receber a estrutura. A previsão é que a entrega do teleférico seja realizada no segundo semestre de 2022.

Galeria

Local de entrada da estação central (Estação Romeiros)


Antiga estrutura metálica, que será substituída pela estação



Demarcação do local onde serão erguidas as torres de sustentação



Local de construção da Estação do Horto


(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment