Parque eólico localizado na Chapada do Araripe
entre Araripina (PE) e Simões (PI)
Por Redação Gazeta do Cariri

O projeto do parque de usinas de energia eólica Serra do Mato Energy será apresentado, nesta quinta-feira (7), às 9 horas, durante uma audiência pública, que será realizada na Câmara Municipal de Missão Velha. A audiência é uma exigência da legislação para requerer a licença prévia do empreendimento junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Durante o encontro, representantes da sociedade, do mercado e de órgãos públicos de três municípios do Cariri poderão tirar dúvidas e fazer sugestões ao projeto.

O parque eólico Serra do Mato pretende produzir energia para fins comerciais, na modalidade produtor independente de energia (PIE). O empreendimento projetado com 29 aerogeradores será composto por seis usinas com capacidade total de geração de 121,8 megawatts de energia elétrica. As plantas ocuparão juntas 2,3 hectares dos municípios de Porteiras (4), Missão Velha (1) e Brejo Santo (1). Só depois da audiência, o projeto será submetido à aprovação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).

“É muito importante que os moradores dos sítios alcançados pelo projeto participem”, informou o diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi, que representará a autarquia na audiência. A audiência está sendo divulgada por emissoras de rádio e carros de som. “As questões levantadas devem ser respondidas no ato e dentro do estudo e do relatório de impacto ambiental exigidos no processo de licenciamento”, completou o diretor.

Localização das usinas
As usinas do parque Serra do Mato deverão ser instaladas nos seguintes sítios:
Porteiras – Guaribas/Pinga, Boa Vista, Malhada Funda, Mingu/Baixa do Tinguir.
Missão Velha – Cajazeiras/Chamurro.
Brejo Santo – Guaribas/Pinga.

Post a Comment