Cariri Visceral no DFB 2019. FOTO: Danieli Maciel
A Praça da Sé, em Crato, se transformará numa grande passarela da moda, neste sábado (09), a partir das 19h, com a realização do Senac Moda Cariri. O evento apresentará as coleções A Linha A Luz de Sérvulo Esmeraldo e Cariri Visceral, ambas criadas e desenvolvidas por alunos do Senac Crato. O evento é aberto ao público e integra a programação da Mostra Sesc de Culturas Cariri.

A coleção inédita A Linha A Luz de Sérvulo Esmeraldo faz uma homenagem ao artista nascido no Crato, Sérvulo Esmeraldo, falecido há dois anos, que construiu sua trajetória como escultor, gravador e desenhista de notório reconhecimento nacional e internacional. O trabalho leva a assinatura dos alunos do curso de Figurinista.

“A inspiração veio da exposição A Linha A Luz O Crato, que Sérvulo Esmeraldo realizou no Crato em 2016. Cada aluno criou uma proposta para passarela baseada em uma obra”, explica o instrutor Salvide Rocha, à frente do projeto. A turma de 14 alunos elaborou 14 looks usando tecidos como veludo, Oxford, plástico, microfibra, malha, brim, e técnicas de sublimação para estamparia.

Já a coleção cápsula Cariri Visceral estreou na última edição no DFB Festival, maior evento de moda autoral do país. O trabalho foi criado e desenvolvido por alunos dos cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista. A proposta é traduzir o passado, presente e futuro que projetam a região do Cariri como espaço múltiplo e forjador da identidade cearense e nordestina, usando a linguagem da moda.

As referências vêm da diversidade, tradição, vanguarda, de toda herança cultural da terra dos Kariris, de Padre Cícero e de Espedito Seleiro, conhecida também como “Oásis do Nordeste”, pela sua riqueza natural.

São 13 looks elaborados coletivamente por 16 alunos, sob orientação da instrutora do Senac Crato no segmento de Moda, Ariane Morais. Entre macramês, cordas, palhas, organzas, voal, rendas, couros, acessórios de correntes e pedrarias, se destacam as peças de couro do Mestre da Cultura Cearense Espedito Seleiro e as tramas experimentais do artista-tecelão do Cariri, Alexandre Heberte.

Post a Comment