Header Ads

Vereadores devem acionar MPCE temendo volume morto no açude São Domingos II em Caririaçu



Um grupo de vereadores de oposição em Caririaçu afirma que irá ao Ministério Público do Estado do Ceará relatar a situação hídrica do açude São Domingos II, que abastece o município. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório encontra-se com apenas 3,66% do volume, o que prejudica a qualidade da água que chega à população. 

Ailton da Miragem, Rinaldo Freitas, Roberto da Madeireira e José Eraldo relatam que recebem denúncias diárias de que a água já chega nas torneiras em forma de lama por conta do baixo nível do reservatório. Uma das soluções levantadas pelos vereadores é a conclusão da obra da adutora que leva água de outro açude, o Manoel Balbino, até o município. 

A instalação e manutenção dos novos canos do sistema, no entanto, ainda não está completa, e há cerca de um ano e meio foi iniciada. Esta adutora foi inaugurada em 2015 e ao longo dos anos passa por reparos para sanar vazamentos no percurso de cerca de 13 km da base até o alto da Serra de São Pedro, onde está localizado o município. 

Relatórios da Cogerh mostram que o nível do São Domingos II é o menor desde fevereiro de 2017, quando o açude atingiu volume de 2,67%. O menor índice registrado nos últimos anos é de janeiro de 2015, época em que o reservatório ficou com volume morto, abaixo de 1%. 

Em nota, a prefeitura de Caririaçu afirmou que “o prefeito segue com trabalhos de revitalização, recuperação da adutora de engate rápido […] o serviço é coordenado pelo diretor administrativo do Semae (Serviço Autônomo Municipal de Água), Cícero Soares Santana”. 

O comunicado assinado pela procuradoria afirma ainda que o prefeito Edmilson Leite “está trabalhando para trazer água do açude Manoel Balbino o mais rápido possível e tem cobrado diariamente agilidade e a conclusão desta importante obra de abastecimento”. 

(Fonte: Site Miséria)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.