Um grupo de vereadores de oposição em Caririaçu afirma que irá ao Ministério Público do Estado do Ceará relatar a situação hídrica do açude São Domingos II, que abastece o município. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório encontra-se com apenas 3,66% do volume, o que prejudica a qualidade da água que chega à população. 

Ailton da Miragem, Rinaldo Freitas, Roberto da Madeireira e José Eraldo relatam que recebem denúncias diárias de que a água já chega nas torneiras em forma de lama por conta do baixo nível do reservatório. Uma das soluções levantadas pelos vereadores é a conclusão da obra da adutora que leva água de outro açude, o Manoel Balbino, até o município. 

A instalação e manutenção dos novos canos do sistema, no entanto, ainda não está completa, e há cerca de um ano e meio foi iniciada. Esta adutora foi inaugurada em 2015 e ao longo dos anos passa por reparos para sanar vazamentos no percurso de cerca de 13 km da base até o alto da Serra de São Pedro, onde está localizado o município. 

Relatórios da Cogerh mostram que o nível do São Domingos II é o menor desde fevereiro de 2017, quando o açude atingiu volume de 2,67%. O menor índice registrado nos últimos anos é de janeiro de 2015, época em que o reservatório ficou com volume morto, abaixo de 1%. 

Em nota, a prefeitura de Caririaçu afirmou que “o prefeito segue com trabalhos de revitalização, recuperação da adutora de engate rápido […] o serviço é coordenado pelo diretor administrativo do Semae (Serviço Autônomo Municipal de Água), Cícero Soares Santana”. 

O comunicado assinado pela procuradoria afirma ainda que o prefeito Edmilson Leite “está trabalhando para trazer água do açude Manoel Balbino o mais rápido possível e tem cobrado diariamente agilidade e a conclusão desta importante obra de abastecimento”. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment