Nesta terça-feira (3) acontece o segundo dia da I Mostra Gastronômica, que leva como tema “Cozinha e suas Fusões”, voltada para os empresários do setor de alimentos e bebidas da região do Cariri. No primeiro dia de evento, quatro pratos incluindo entrada, principais e sobremesa apresentaram a mistura das técnicas da cozinha francesa e italiana com a cozinha regional. 

As comidas são pensadas pelos estudantes concluintes da primeira turma do curso de Gastronomia da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), juntamente com os professores Icaro Pinheiro, Naiza Galdino e Regina Célia.

Quem esteve no primeiro dia do evento, pode degustar como entrada a panzanella. No prato principal 1, os estudantes serviram um risoto de queijo coalho com moqueca de tilápia e no prato principal 2 uma codorna ao vinho. A sobremesa foi tiramissu de caju. Todas preparações harmonizadas com vinhos, fazendo uma interdisciplinaridade da cozinha clássica, cozinha de criação e enogastronomia. 

Como explica o professor Icaro juntamente com os estudantes, a ideia dos pratos é usar técnicas clássicas com produtos regionais como o queijo coalho, a tilápia, a codorna e o caju, aproveitando e valorizando insumos locais. 

No cardápio desta terça, a primeira entrada é composta por salada crapese e a segunda por antepasto nordestino. Nos pratos principais estão o risoto nordestino e a parmetier à brasileira. Na sobremesa está o chese cake de frutas amarelas.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment