Header Ads

Após carne bovina, preços da carne de porco e frango também aumentam

FOTO: Jonas Oliveira
Após aumento no valor da carne bovina, preços das carnes de porco e frango quase dobraram no mercado brasileiro. O motivo está no aumento da exportação para a China e a desvalorização da moeda brasileira. 

O Ministério da Agricultura afirma que o preço das carnes não voltará ao nível anterior, por falta de reajuste nos últimos três anos. O diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), Ricardo Santin, também explica que o cenário está refém da insuficiência de produção brasileira para as demandas de exportação.

Apesar da alta de exportação, explica Santin, o Brasil só aumentará em 1% e 2% a produção. Por outro lado, ele ressalta que não há risco de desabastecimento dos produtos no País. 

Contexto
A China começou a comprar carne de porco brasileira em razão de peste suína que atingiu a África, até então exportador do produto para a Ásia. Segundo a Secretaria do Comércio Exterior, foram exportadas 582,9 mil toneladas de carne suína até outubro de 2019. O valor corresponde a 12% a mais que no mesmo período de 2018. As informações são do Uol.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.