Desprovido de beleza, desagradável à vista ou mal diagramado são alguns dos tratamentos usados para classificar uma pessoa feia. Se você está também contemplado neste grupo, saiba que não está sozinho. Na Itália, a Associação Mundial de Pessoas Feias dispõe de mais de 30 mil membros, sendo dedicada à luta pelo reconhecimento de pessoas feias em uma sociedade que valoriza a beleza física. 

No italiano, a organização é conhecida como Club dei Brutti, que carrega o lema: "Uma pessoa é o que é e não o que parece.” Localizada no município de Piobbico, na região de Marche (leste italiano), a associação foi fundada em 1879. A priori, nasceu como um clube com serviço de encontros para mulheres solteiras da cidade, mas ao longo do tempo ganhou novo significado.

Os moradores locais passaram a assumir a missão de lembrar que a beleza interior seria mais importante do que a aparência física. E foi assim que o Club dei Brutti passou a se tornar conhecido, exibindo em seu emblema o slogan "Feiúra é uma virtude, beleza é escravidão." 

Seu patrono é o deus do fogo Vulcano que, segundo conta a mitologia romana, era tão feio que sua mãe o jogou de um penhasco. Ele sobreviveu e se tornou um ferreiro qualificado, tanto é que fornecia boas armas a Aquiles. Por isso, teria sido admitido no Monte Olimpo, onde se casou com a bela Vênus, a deusa do amor. 

Com tamanha história, a associação tem atravessado gerações com membros espalhados por 25 diferentes sedes por diversos países. 

Para se associar 
Se você conhece alguém ou se mesmo tem alguma afinidade com associação, saiba que é muito fácil tornar-se sócio. Conforme explica o presidente da organização, Giovanni Aluigi, os membros mais antigos precisam apenas julgar e classificar a “feiúra” dos candidatos. Essa catalogação pode variar de "não especificado" a "extraordinariamente feio". 

Festival dos Feios 
Anualmente, membros e simpatizantes da associação se reúnem na cidade de Piobbico. O evento acontece no primeiro domingo de setembro, servindo ainda para eleger o presidente que comandará a organização no ano seguinte.                      (O Povo)

Post a Comment