A base em granito que sustentará a estátua de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales, foi concluída nesta semana. Iniciada em janeiro deste ano, toda obra já ultrapassou mais da metade de avanço físico. No espaço, será erguida a escultura da padroeira do município, que terá 26 metros de altura, se tornando o quarto maior monumento religioso do Ceará. A expectativa é que o novo espaço de turismo seja inaugurado no final de 2020.

Segundo o mestre de obras, André Lima, na próxima semana, chegará a estrutura metálica que servirá para a montagem da estátua da santa. Este serviço deve ser concluído em aproximadamente 15 dias. Em janeiro, a obra ganha um fôlego a mais com a chegada de novos recursos pelo Governo do Estado e o reforço de 15 homens que trabalharão nas obras de urbanização daquela área.


FOTO: Daniel Laureano
Localizado a 2 km do Centro da cidade, o projeto do Mirante de Nossa Senhora da Penha também inclui estacionamento e anfiteatro. O investimento é de aproximadamente de R$ 1,45 milhão. 60% do terreno foi doado pela família que era proprietária da área e o restante foi adquirido pela Prefeitura de Campos Sales, em 2017.

A estátua está sendo produzida pelo renomado escultor Pedro Pereira de Souza, 50 anos, artista plástico autodidata que se especializou em imagens sacras. Ao 14 anos, seu trabalho já era reconhecido em São Paulo e no Paraná. Apesar de requisitado no Sul e Sudeste do País, decidiu fazer o caminho de volta e instalou seu ateliê em Saboeiro, na região dos Inhamuns. 

O rosto e a coroa da padroeira do Município já ganharam forma. No momento, o tórax está sendo feito. O escultor garantiu que a conclusão da estátua é uma das prioridades do trabalho junto com a confecção de uma imagem de São José, que será colocada na entrada do Assentamento Acoci, também em Campo Sales. 

Maiores monumentos 
Após a conclusão, Mirante de Nossa Senhora da Penha ficará atrás apenas das estátuas de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, que mede 45 metros de altura; de São Francisco das Chagas, em Canindé, que atinge 30,25 metros; e de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, que alcança 27 metros.                    (Por Antônio Rodrigues - Blog Diário Cariri)

Post a Comment