FOTO: Ilustrativa
As cidades de Juazeiro do Norte e Crato são as responsáveis pelo crescimento do setor gastronômico no Cariri. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a média é que cinco novos restaurantes iniciem as atividades na região a cada 15 dias. O número é motivo de comemoração, o que coloca o Cariri como um destino atrativo e competitivo. 

De acordo com o empresário Ricardo Ferreira, que preside a Abrasel no Cariri, o pólo gastronômico da Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, aumenta a cada dia e é um exemplo para as médias cidades do país. Ele conta que, no Município, há vários micro pólos gastronômicos, como a região de acesso ao Parque Ecológico, a Praça Padre Cícero e a Rua São Paulo. “Como Juazeiro do Norte cresce de forma exponencial, ainda teremos outros locais que irão se expandir rapidamente!”, enfatiza. 

Atualmente, a Abrasel possui 44 associados na região, compostos basicamente de bares, restaurantes e hotéis. “A nossa expectativa para 2020 é de dobrarmos esse número, tendo em vista a organização do nosso 35º Congresso Abrasel, em março de 2020. Esse evento será o primeiro realizado fora de uma capital”, relata Ricardo. Ele destaca que o fato da Associação fazer parte de um setor econômico que emprega mais de seis milhões de pessoas, faz com que a atuação se volte a um melhor ambiente de negócios. Para os resultados positivos obtidos ao longo do ano, ele relata o apoio dos Governos Federal, Estadual e dos Municípios. 

Taiene Righeto, diretor-executivo da Abrasel no Ceará, relata que o crescimento do segmento no Cariri acontece desde o ano de 2016, mas foi em 2019 que ascendeu de vez. “De 2018 para cá, a cada 15 dias, mais ou menos, cinco novos restaurantes são abertos na região do Cariri. É muita coisa! Eu diria que, proporcionalmente, a região tem crescido muito mais do que a capital, Fortaleza, e de que qualquer outra região do Ceará. Não tenha dúvida disso”, relatou, ao dizer que, entre os desafios para crescimento do setor estão desde mão de obra e desenvolvimento de novos fornecedores à qualificação dos empresários e inovação dos serviços.                         (Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment