A endometriose é uma doença que atinge cerca de 6 milhões de pessoas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, esse número corresponde a um total de 10 a 15% de mulheres em idade reprodutiva, podendo ser desenvolvida ainda na adolescência. 

A endometriose ocorre quando o endométrio é encontrado fora do útero, geralmente no abdômen, nos ovários, trompas de falópio, intestino ou bexiga, podendo causar dores pélvicas, cólicas de forte intensidade, dor na relação sexual, inchaço abdominal e irregularidade menstrual. 

A endometriose é uma doença inflamatória crônica que leva em média de 6 a 8 anos entre o início dos sintomas e o diagnóstico, tendo 30% de chances das pessoas acometidas se tornarem inférteis. 

O diagnóstico é feito por exame de imagem, e o o tratamento pode ser clínico, com anticoncepcional ou outros hormônios, ou cirúrgico, como explica a ginecologista Dra Gláucia Valéria. “Essas mulheres sofrem por muito tempo com os sintomas da endometriose, principalmente por falta de esclarecimento sobre o assunto”, afirma a médica. 

Para explicar mais sobre o assunto, a Clínica Conceptus Cariri realiza, nesta quarta-feira (4), às 16h, no auditório da Unimed, um Talk Show com os médicos Dra. Gláucia Valéria, Dra. Margaret Messaggi Arrais, Dra. Cácia Fernandes e Dr. Marcelo Gondim. 

O auditório da Unimed fica na Rua Santa Clara, 78, no bairro Salesianos. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através dos telefones (88) 3511-4300 e 9 8842-7220 (WhatsApp).

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment