Por Redação Gazeta do Cariri

Quem você indicaria para receber a Comenda Patativa do Assaré 2020 e celebrar a cultura popular tradicional? A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança a condecoração e, até o dia 13 de dezembro de 2019, recebe indicações de nomes de personalidades, artistas, poetas, cantadores e pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional. Nesta edição, 5 (cinco) agraciados(as) receberão a comenda. As indicações podem ser feitas através de um formulário online. 

Acesse o link para inscrições e mais informações.

Na mais recente edição da Comenda Patativa do Assaré, o Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) aprovou, em maio de 2019, os nomes dos agraciados, também após indicação aberta ao público. A folclorista Elzenir Colares, o repentista e poeta Pedro Bandeira, e o também poeta popular Geraldo Gonçalves (In Memoriam) receberam a comenda do Governo do Estado, por meio da Secult. 

As indicações da Comenda Patativa do Assaré do ano de 2019 também poderão entrar na seleção de 2020. 

Comenda Patativa do Assaré 
A Comenda foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. 

A proposta de concessão da Comenda Patativa do Assaré é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). As indicações devem ser acompanhadas de justificativa do mérito do possível agraciado, para fins de submissão e aprovação final pelo Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC). 

Personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que tenham prestado relevantes serviços e contribuição em prol da cultura popular tradicional podem ser indicados à Comenda, devendo preencher os seguintes requisitos: distinguir-se por sua atuação no âmbito da cultura popular tradicional; ser autor de trabalho de notório mérito no âmbito da cultura popular tradicional. Os indicados poderão estar ativos, aposentados ou ainda “in memoriam”. 

Seleção 
Os nomes indicados serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré. Os três nomes aprovados pelo CEPC seguem então para a Secult, que publicará o referido resultado no sítio eletrônico da www.secult.ce.gov.br e no Diário Oficial do Estado (DOE). Ressaltamos que as indicações da Comenda Patativa do Assaré do ano de 2019 serão incorporadas na seleção de 2020. 

Cerimônia de Entrega 
A cerimônia de entrega da Comenda será realizada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secult, em evento aberto ao público e realizado na cidade de Assaré, no mês de março, por ocasião das comemorações do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o poeta Patativa do Assaré.

Post a Comment