Header Ads

Diretor de cinema paulista vem ao Cariri para recontar a história da migração de sua família

Dona Josefa Pereira da Silva
Por Redação Gazeta do Cariri

Diretor de documentários premiados no Brasil e no exterior, como o filme Carnaval em Lá Menor, sobre a iniciação e arte das crianças nas escolas de samba, que ganhou oito prêmios no exterior, e Os Povos da Cuesta, sobre a cultura caipira, exibido na TV Aparecida e no CinebrasilTV, o cineasta Luiz Carlos Lucena estará entre os dias 14 e 19 de dezembro gravando imagens e depoimentos nas cidades de Salitre e Crato para o documentário Águas da Saudade. 

O filme vai contar a história da migração de sua família, em 1947, quando sua mãe com 34 anos deixa Salitre sozinha com sete filhos e vai encontrar o marido no interior de São Paulo. Josefa Pereira da Silva, nome da sua mãe, deixa Salitre de cavalo para cruzar a serra, depois segue de caminhão até Petrolina, em seguida de barco a vapor pelo São Francisco, até Minas Gerais, de lá em um trem para Belo Horizonte, outro trem para o Brás, em São Paulo, e mais um trem até Martinópolis, interior do estado. E por fim de ônibus até a fazenda Águas da Saudade, onde Lucena vai nascer na madrugada de uma noite de São João. 

Trinta anos antes, João Batista Lucena, seu pai, roubou dona Josefa na garupa de um cavalo, em uma festa de São João. O filme vai contar essa trajetória épica de uma guerreira e pretende fazer o link entre duas épocas importantes na história do país, o Brasil de um período pré-industrial e o Brasil de hoje, com as mudanças impostas pelo projeto de desenvolvimento e inserção do país no processo de globalização. 

A obra falará também do processo de migração do Nordeste para o Sul no barco a vapor dos anos 30 e 40 e do Brasil de hoje, dos aplicativos e dos aviões. Confira clicando no link o trailer do trabalho. Por isso, Luiz Carlos Lucena solicita a quem conheceu essa família e aos parentes de João Batista Lucena e dona Josefa Pereira da Silva que ainda moram na região que deixem seus contatos nos comentários abaixo ou no email: lucenasp@hotmail.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.