A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, em parceria com a ONG Zaíla Lavor, inicia nesta sexta-feira, 13, o projeto Cultura Populares 2019, que está na sua terceira edição. 

A iniciativa integra a programação de dois projetos da administração municipal voltados para valorização da cultura e de seus representantes: Encontros da Tradição e Ciclo de Reis. 

Iniciando o roteiro, o Encontro da Tradição irá proporcionar vivências com os mestres da cultura dos folguedos tradiocionais, promovendo a realização de rodas de conversa, em um diálogo com alunos de escolas e universidades. 

As atividades irão acontecer de forma descentralizada, do dia 13 ao dia 20 de dezembro, em diversos espaços da cidade, como o Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier e o Memorial Padre Cícero. 

Um dos destaques do evento será a realização do Primeiro Encontro de Jogo de Espada do Cariri, em parceria com o Centro de Artes do Cariri, no dia 4 de janeiro, que trará a realização de uma roda de conversa sobre a origem desta tradição, além de apresentação e aula de jogo de espada aberto ao público. O jogo de espada é uma das características particulares dos grupos de reisado e guerreiros de Juazeiro do Norte. 

"Este projeto tem se fortalecido no Município. Percebemos o amadurecimento por parte dos grupos envolvidos. A ideia é estabelecer uma cultura de paz nas comunidades, superando a antiga rivalidade que existia entre os grupos nesse período, promovendo encontros e intercâmbio de saberes. A expectativa para 2019 é que este formato esteja consolidado e a festa seja ainda mais bonita", explica Maria Gomide, coordenadora e idealizadora do projeto. 

Cortejo será dia 23 
O cortejo reunindo todos os grupos de tradição popular será realizado no dia 23, às 16 horas, com concentração na praça Dirceu de Figueiredo, seguindo em direção a Alameda Juazeiro - Centro Gastronômico Rita Araújo da Silva. As terreiradas acompanham a duração do Ciclo de Reis, do dia 25 ao dia 6 de janeiro. De acordo com a estimativa da organização cerca de 900 brincantes devem participar do evento.

Post a Comment