Header Ads

Metrô do Cariri completa 10 anos de serviços à população

FOTO: Gazeta do Cariri
Inaugurado em dezembro de 2009, o VLT do Cariri, também chamado de Metrô do Cariri, completa este mês 10 anos de serviços prestados aos cidadãos da região. Nesse período, a linha registrou 3,2 milhões de embarques, beneficiando moradores e turistas que visitam a região. Com uma tarifa de R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia), o VLT caririense se consolidou como o meio de transporte público mais barato entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato. 

Operada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Ceará, a linha recebe diariamente 1,8 mil pessoas, num percurso de 13,6 Km e nove estações. As paradas do VLT contemplam diversas regiões de interesse do Cariri, dando acesso aos centros do Crato e de Juazeiro, além de outras importantes regiões turísticas, de comércio, de estudos e de lazer. O VLT opera de segunda a sexta-feira de 6h às 19h e aos sábados de 6h às 14h. O percurso entre as duas cidades dura cerca de 30 minutos. 

História 
Antes do VLT do Cariri ser implantado, o trecho de trilhos interligando Crato e Juazeiro era utilizado para o transporte de mercadorias. O primeiro trem interligando as duas maiores cidades do Cariri circulou em 1926, ano que foram inauguradas as estações centrais de Crato e de Juazeiro do Norte. Ambas continuam de pé, até hoje, mas já não possuem operação de trens, pois, para a chegada do VLT do Cariri, em 2009, foram construídas novas estações nesses dois pontos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.