FOTO: Normando Sóracles
Barracas de venda de pequi começam a ser montadas nas estradas da Chapada do Araripe. As estruturas improvisadas já fazem parte do cenário tradicional do local durante a safra do fruto, que acontece de janeiro a março. 

A reportagem conversou com o casal Socorro e Nena enquanto eles montavam uma barraca para venda de pequi no acostamento da estrada que liga o município de Crato à Nova Olinda, na CE-292. Os dois acreditam que a safra do próximo ano será boa e se prepararam para o início da comercialização. 

Tradicional na Chapada do Araripe, a abundância do pequi fomenta uma forte cultura extrativista. Durante o período de safra, os catadores acampam na mata e colhem os frutos até durante a madrugada. Característico da culinária da região, o pequi é a principal fonte de renda das comunidades extrativistas e movimenta mais de R$ 1,5 milhão no Cariri. 

O “tempo de pequi” costuma também separar os apaixonados pelo fruto, e os que não são afeitos a adicionar a iguaria na culinária tradicional do dia a dia. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment