A Região de Saúde do Cariri foi tema de audiência pública em Barbalha, na manhã desta quinta-feira (26). Em visita agendada à região, para discutir sobre a integração da saúde na região, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto) participou do debate. 

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Giovanni Sampaio, disse que é preciso “abrir a caixa preta da Saúde no Cariri”. Em pronunciamento, Giovanni afirmou que tem de haver mais transparência, por exemplo, no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. 

“Não sei o que tem ali [no hospital] que nós não podemos entrar”, falou, exemplificando situações onde teria sido barrado na unidade hospitalar. O vice-prefeito afirmou ainda que há na região médicos que classifica excelentes profissionais mas que “não têm caráter”. 

Em tom de denúncias, o vice-prefeito que também é ex-Secretário de Saúde de Juazeiro afirmou que é necessário uma investigação da Polícia Federal. Segundo ele, devem ser apurados casos em que médicos “forçam” consultas e cirurgias particulares para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Audiência 
Sobre o Hospital Regional do Cariri, o secretário da Saúde do Ceará declarou que ampliará as residências multiprofissionais e médicas na região, assim como nas outras quatro regiões de saúde. “Vamos ampliar as áreas de pesquisas nessas unidades e essas unidades vão ampliar as áreas de atenção de alta complexidade”, disse. 

Participaram das visitas os prefeitos e secretários de saúde do Cariri, a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Josenilia Gomes, os deputados Estaduais, David de Raimundão e Guilherme Landim, o presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Odair Matos, além de gestores das unidades hospitalares. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment