Açude Pentecoste é um dos reservatórios que recebeu aporte,
segundo a Cogerh. FOTO: TV Verdes Mares
Foram registrados aportes em 29 açudes no Ceará até esta segunda-feira (13), segundo Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Segundo o órgão destacam-se os açudes Araras, Ayres de Sousa, General Sampaio, Jaburu I, Pentecoste e Taquara. De acordo com a Cogerh, este aporte permitiu que o açude Santo Antônio deixasse o volume morto. 

Apesar deste último aporte, o Ceará tem 32 açudes com volume morto e outros 12 considerados secos. Nenhum açude sangrou em 2020. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,64% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,05% do volume máximo. 

No intervalo entre as 7h desta segunda-feira (13) e as 7h desta terça-feira (14), balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica registros em, pelo menos, 36 municípios. Sendo os maiores acumulados em Acaraú (23,0 mm), Granja (22,0 mm), Ocara (16,2 mm) e Itapipoca (15,8 mm). 

Segundo a Funceme, os meteorologistas indicam a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o noroeste da Bahia, que acaba desfavorecendo a ocorrência de chuva no Ceará. 

Previsão do tempo para os próximos dias Terça-feira (14): 
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e no sul. Há possibilidade de chuva no litoral Norte e na Ibiapaba.

Quarta-feira (15): 
Nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e no sul. Há possibilidade de chuva no litoral Norte e na Ibiapaba. 

Quinta-feira (16): 
Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no sul. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. 

Açudes com volume morto: Jenipapeiro II, Barragem do Batalhão, São Domingos II, Riacho da Serra, Benguê, Rivaldo de Carvalho, Flor do Campo, Pirabibu, Santa Maria, Barra Velha, Sousa, Vieirão, Jerimum, Serafim Dias, Castro, Trapiá II, Parambu, São José II, Cipoada, Potiretama, Canafístula, Quincoé, Carão, Santa Maria de Aracatiaçu, Escuridão, Cupim, Capitão Mor, Ema, Nova Floresta, Várzea do Boi, Riacho do Sangue e Pompeu Sobrinho. 

Açudes considerados secos: Faé, Junco, Madeiro, Monsenhor Tabosa, Jatobá, Broco, Forquilha II, Adauto Bezerra, Joaquim Távora, São Mateus, Salão e Favelas.

(G1 CE)

Post a Comment