FOTO: Marciel Bezerra
Por Redação Gazeta do Cariri

Somente dois municípios do Cariri registraram precipitações nesta segunda-feira (13). Sendo a maior chuva do Ceará, Campos Sales registrou 29 milímetros (mm), enquanto que em Potengi, foram 10.5 mm. Em todo o estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 13 municípios. Veja as 10 maiores precipitações: 

Campos Sales (Posto: Campos Sales) : 29.0 mm 
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 25.2 mm 
Guaiúba (Posto: Guaiuba) : 22.0 mm 
Russas (Posto: Russas) : 14.8 mm 
Ocara (Posto: Acude Batente) : 14.0 mm 
Coreaú (Posto: Coreaú) : 13.5 mm 
Potengi (Posto: Potengi) : 10.5 mm 
Aratuba (Posto: Aratuba) : 6.0 mm 
São Benedito (Posto: São Benedito) : 6.0 mm 
Cariré (Posto: Cariré) : 6.0 mm

PREVISÃO
A segunda quinzena do mês de janeiro chega com cenário mais favorável para tempo firme em praticamente todo o Ceará. 

Neste momento, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há pouca nebulosidade sobre o Estado e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se mais afastada. 

Diante do atual cenário, a previsão é de predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira e com intensidade fraca na faixa litorânea, Maciço de Baturité e também na Ibiapaba nesta segunda (13). 

O mesmo é esperado para esta terça (14) e quarta-feira (15), mas com chances também no Sul do Ceará. 

Além do afastamento da ZCIT, que encontrava-se próximo à costa norte do Nordeste, os meteorologistas da Funceme indicam que a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o noroeste da Bahia, acaba desfavorecendo precipitações no Ceará.

Post a Comment