Por Redação Gazeta do Cariri

Uma usina de geração de energia fotovoltaica será instalada no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em breve. De acordo com a Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), os recursos federais para a compra dos equipamentos, para o serviço de instalação e para os primeiros testes da usina na universidade já foram reservados pela União. Ao todo, R$ 1.025.682,84 serão destinados para a empresa executora do projeto: a mineira Ownergy Solar. O Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do governo federal, emitiu a nota de empenho com os recursos – garantidos por Termo de Execução Descentralizada (TED) – no último dia 30. 

Segundo o engenheiro eletricista da Dinfra/UFCA, Andre Wagner, serão instalados 12 painéis de 18.48 kWp cada (leia-se “quilo-watt pico”), na cobertura dos prédios já construídos no campus Juazeiro. Somados, os painéis poderão produzir, juntos, até 221.76 kWp; potência essa, conforme Andre, suficiente para suprir 30% da demanda de energia do campus: “o tempo de retorno do investimento será em torno de 5 anos, tendo a usina solar fotovoltaica vida útil de 25 anos, aproximadamente”, completa o engenheiro. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o Ceará tem cerca de 93% do seu território em área de clima semiárido, o que acarreta elevada incidência solar anual e escassez/irregularidade pluviométrica na maior parte do estado, entre outras características geoambientais. Esse cenário é, segundo o órgão, desfavorável à produção de algumas fontes de energia, como a hidrelétrica; mas favorável a outros tipos de produção, como a solar e a eólica. 

Conforme o Atlas Solarimétrico do Ceará 1963 | 2010 – desenvolvido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em parceria com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) – o Nordeste do Brasil, localizado aproximadamente entre as latitudes 1˚S e 18˚S, em uma área de 1.548.675 km2, possui em média 2.500 horas/ano de insolação, o que torna a região propícia para exploração de radiação solar incidente durante praticamente todo o ano. 

O projeto executivo para a instalação da usina de energia fotovoltaica na UFCA prevê tempo de serviço de 8 meses.

Post a Comment