FOTO: Júnior Panela
Por Redação Gazeta do Cariri

A Terreirada é uma manifestação tradicional típica da região do Cariri cearense, em que mestres da cultura popular abrem o terreiro de suas casas para outros mestres e grupos de tradição com o intuito de confraternizar e compartilhar saberes. Nesse clima, as unidades do Sesc Juazeiro do Norte e Crato realizam no dia 6 de janeiro um circuito de terreiradas com apresentações gratuitas para a população carirense. 

O Sesc Juazeiro do Norte traz o projeto Sesc Cultura de Raiz contemplando o Dia de Reis, com as apresentações de Ação Tronos, quilombos e reis. A programação tem início pela manhã, a partir das 8h, com a abertura de trono feita pelo Reisado Menino Deus, na Rua Beata Maria do Araújo, no bairro João Cabral. 

No período da tarde, as apresentações da unidade juazeirense seguem a partir das 14h, com o Reisado São Luiz abrindo com a Coração de Reis, na Vila Nova, no bairro Aeroporto. As manifestações seguem até 19h com o Reisado Discípulos de Mestre Pedro – Terreirada de reis, na Praça do CC, no bairro João Cabral. 

As terreiradas são um exemplo de integração repleta de ações educativas, culturais, vivências e intercâmbios. Em uma edição especial, a unidade Sesc Crato traz a queima da lapinha, que se trata de uma manifestação nordestina que encerra as festividades do ciclo natalino – Natal, Ano Novo e Reis Magos – e está relacionada com presépio e pastoril. 

As apresentações promovidas pela unidade cratense iniciam a partir das 19h, no Terreiro do Mestre Aldenir, Rua Santa Isabel, em Bela Vista-Crato. Na sequência terá a apresentação de Reisado Mestre Antônio de Helena, Lapinha da Mestra Zulene Galdino e Reisado Reis de Gongo - Mestre Aldenir, anfitrião dos festejos. 

Programação circuito de terreiradas Sesc no Cariri 
Sesc Juazeiro do Norte 
Dia 6 de janeiro - segunda-feira 
8h – Reisado Menino Deus – Abertura de trono Rua Beata Maria do Araújo – João Cabral – Juazeiro do Norte 
9h – Reisado Sagrado Coração de Jesus  – Abertura de trono Rua avenida Guanabara 21 – Pirajá  – Juazeiro do Norte 
14h Reisado São Luiz – Coroação de Reis Vila nova – Aeroporto -  Juazeiro do Norte 
16h Reisado Arcanjo Gabriel – Saudação ao Divino Rua 31 de março, 2117 – Jardim Gonzaga – Juazeiro do Norte – CE 17h – Reisado Manoel Messias   – encontro de reis Rua 1º de maio, 50 – Pio XII – Juazeiro do Norte – CE 
18h Reisado de Caretas de Couro – Terreirada de reis Sitio Sassaré – Potengi – CE 
19h Reisado Discípulos de Mestre Pedro – Terreirada de reis Praça do CC – João Cabral – Juazeiro do Norte - CE 

Sesc Crato 
Dia 06 de janeiro 
Hora: 19h 
Local: Terreiro do Mestre Aldenir - Rua Santa Isabel - Bela Vista Apresentações: Reisado de Couro Mestre Aldemir Reisado Serraria - Mestre Antônio de Helena Lapinha da Mestra Zulene Galdino - Classificação Livre - Atividade gratuita

Post a Comment