Uma amante do teatro que viu no jornalismo a realização de sonhos. Essa é Zuila David, uma cratense, que desde 2006 deixou a região do Cariri para estudar longe da família, em Campina Grande, interior paraibano. Mas, engana-se quem pensa que os sonhos de Zuila começaram por aí. Não. Ela lembra que tudo iniciou ainda na adolescência. “Eu fiz parte de um grupo de teatro no Sesc do Crato. Conheci muitos amigos e nessa época nós desejávamos ir para Fortaleza. Queríamos ser artista por lá. E foi no teatro que vi que o jornalismo também podia ser uma porta para realizar meus sonhos”, disse. 

Zuila fala com entusiasmo sobre os estudos e a oportunidade de poder ir para Campina Grande. Com 18 anos, deixar a terra natal não seria fácil. Na Universidade Estadual da Paraíba, ela cursou jornalismo. Em 2009 teve oportunidade de trabalhar como estagiária na TV Paraíba, afiliada da Globo, em Campina Grande. Depois de formada, devido ao bom desempenho como estagiária, recebeu convite para trabalhar na emissora, em Sousa. Por lá passou dois anos até que houve a oportunidade de se transferir para João Pessoa. Na capital paraibana começou a atuar na TV Cabo Branco, também afiliada da Globo. A notoriedade do trabalho aumentou. Zuila David foi virando figurinha conhecida, em nível nacional, pelas entradas em programas da Rede Globo, sempre divulgando o estado da Paraíba. Desse período foi acumulando prêmios pelas reportagens feitas como o ABECIP de Jornalismo e muitos outros, dentro e fora do estado. 



Recentemente, a cratense teve uma boa surpresa. Recebeu o título de “Cidadã do Estado da Paraíba”. Uma proposição do deputado João Gonçalves. Na ocasião o parlamentar justificou a indicação da jornalista dizendo que “Zuila é uma jovem profissional comprometida em fazer um jornalismo sério, verdadeiro, pronto e de boa qualidade. Ela é muito merecedora dessa homenagem”, concluiu.

Zuila David está há 14 anos morando na Paraíba. Casada com o bancário Hery Duarte, é mãe do pequeno Luiz Davi e está grávida de dois meses. Feliz com o reconhecimento do trabalho, através da Assembleia Legislativa da Paraíba, a jornalista é só gratidão pelo título. “A Paraíba acabou me dando muito mais do que eu poderia imaginar. Aqui cresci profissionalmente, pessoalmente, construí minha família e minha carreira no jornalismo. Minha gratidão vai do litoral ao sertão, onde comecei. Eu só tenho gratidão por essa terra e me sinto mais que paraibana. É um sentimento de muito orgulho, de muito pertencimento”, frisou.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment