FOTO: Cícero Júnior
Por Redação Gazeta do Cariri

O município de Pedra Branca, localizado no Sertão Central, registrou, entre às 7h desta quarta (8) e às 7h desta quinta-feira (9), a maior chuva de 2020 e também a maior da série histórica do município, conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

O acumulado de 172 milímetros foi no posto pluviométrico do Açude Trapiá. Até então, a maior precipitação daquele município em um período de 24 horas havia sido de 150 mm, entre os dias 27 e 28 de março, de 2005, ou seja, há quase 15 anos. 

No balanço parcial de ontem para hoje, choveu em, pelo menos, 105 municípios. Os maiores acumulados, além de Pedra Branca, foram em Tamboril (139 mm), Itapipoca (107 mm) e Croatá (106,8 mm). Houve precipitação em todas as regiões. 

No Cariri, choveu em 14 municípios, sendo a maior precipitação em Caririaçu (48 mm). Veja onde choveu na região caririense:



Previsão 
As chuvas seguem sendo associadas à atuação da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Estado. Em previsão do tempo atualizada na manhã desta quinta, os meteorologistas seguem apontando cenário favorável até esta sexta-feira (10), pelo menos. Já no sábado (11), a tendência é de redução. 

Diante das atuais condições, a tendência atual é de predomínio de céu variando entre nublado e parcialmente nublado ao longo do dia, mas com eventos de chuvas em todas as macrorregiões. Os meteorologistas apontam chances de precipitações com intensidade variando entre moderada e forte em determinadas ocasiões.

Post a Comment