Agência do INSS em Juazeiro do Norte. FOTO: Normando Sóracles
Usuários reclamam de atendimento ineficiente na agência do INSS de Juazeiro do Norte. Longas filas, desorganização e dificuldades para agendamento de serviços são os pontos mais críticos. Na manhã desta quinta-feira (16), apenas dois guichês funcionavam durante o período de atendimento. A assessoria do órgão alega defasagem no quadro de funcionários. 

Uma fila de espera se formou para a “super triagem” nesta manhã. Pessoas geralmente idosas, reclamam também do espaço pequeno e falta de acomodações durante a espera. 

Em nota, o INSS diz que a agência de Juazeiro perdeu servidores no último ano por aposentadoria ou licença médica. “O INSS, em todo o país, não recebe servidores desde o ano de 2016, e desde dezembro estão suspensos os contratos de estagiários”, diz o informe. 

Agendamentos 
O atendimento agendado diariamente é de 25 procedimentos presenciais (entre cumprimento de exigências, Perícia Médica e Reabilitação Profissional). “Os demais procedimentos não são obrigatoriamente presenciais, e por isso é uma demanda variável e não exatamente prevista para a quantidade fixa de servidores”, relata a assessoria. 

Serviços online 
Contudo, este tipo de serviço não-agendado que vem correspondendo a 89% do fluxo na Agência Juazeiro do Norte – informação, consultas, extratos ou impressões de dados cuja senha não precisa de agendamento, histórico de pagamento, carta de concessão de benefício, andamento de processos, consulta de contribuições etc -, está disponível à distância. 

Ademais, de um total de 96 serviços do INSS, 90 estão disponíveis na página www.inss.gov.br (Central de Serviços Meu INSS), pelo aplicativo “Meu INSS” ou telefone 135. Preenchidos os dados pessoais e obtida uma senha para estes serviços à distância, obtém-se as mesmas informações prestadas presencialmente. Mais informações: www.inss.gov.br.                  

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment