As agências do Sine/ IDT de Crato e Barbalha foram transferidas para o Vapt-Vupt, em Juazeiro do Norte. Desde então, moradores das duas cidades precisam se deslocar por até 11 km em busca de empregos. A centralização de serviços motiva a Prefeitura de Crato a encaminhar projeto de lei à Câmara Municipal, para a criação de uma estrutura que pretende suprir a ausência do Sine/IDT e ampliar a oferta de serviços ligados ao empreendedorismo, negócios e investimentos. 

A Casa de Oportunidades está prevista para funcionar a partir de março de 2020, no mesmo prédio que abrigou a agência do Sine/IDT, que há cerca de 20 dias retornou à posse do Município. Três serviços serão carros-chefe do projeto: Sala do Empreendedor, Balcão de Atendimento do Sine e o programa Primeiro Emprego, este último já executado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Uma licitação é planejada para a contratação da empresa que vai reformar o imóvel. Um auditório, com espaço para 40 pessoas, será construído para a realização de cursos semanais. 

O secretario de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Crato, Luiz Carlos Saraiva, esclarece que, no que diz respeito a empregos, a Casa de Oportunidades irá reduzir distâncias para os cratenses e não funcionar como uma agência tal qual a anterior. “Vamos pedir autorização ao Ministério do Trabalho, para que um dos nossos computadores tenha acesso direto ao sistema, sabendo a questão de empregos na região. A mesma informação que a pessoa vai buscar no Vapt-Vupt, vai estar lá. Posteriormente, vamos evoluir conforme a demanda, criando um sistema próprio, uma base de dados para que possamos trabalhar dentro do próprio Município”, explica. 

Ainda segundo o secretário, a ideia principal da Casa de Oportunidades é incentivar cratenses a empreender, abrir pequenos negócios e a atuar na formalização de micro empreendedores individuais. “Temos uma carência muito grande no Crato, ao meu ver, do empreendedorismo e pessoas numa informalidade geral”. Também faz parte do projeto que a Casa de Oportunidades funcione em parceria com órgãos como Sesc, Senac e Sebrae, na área de capacitação, por meio da oferta de cursos.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment