Header Ads

Governo do Ceará e MDR assinam convênios para construção de três barragens; uma será no Cariri


Por Redação Gazeta do Cariri

O ano de 2019 terminou com uma grande conquista para o sistema hídrico cearense. O Governo do Estado do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR assinaram no último dia do ano (31/12), convênios no valor total de R$ 82 milhões para construção de três barragens nos municípios de Caucaia, Jardim e Trairi. 

As barragens servirão de auxílio para resolver o problema de escassez de água, associado ao crescimento acelerado da população dos municípios, o que vem provocando o aparecimento de localidades com potencialidades hídricas esgotadas ou sujeitas a racionamento de água nos períodos de estiagens prolongadas. O critério de escolha dos municípios foi estratégico, levando em conta os projetos e a viabilidade da obra. 

A barragem Trairi, localizada no município a qual leva o nome, vai trazer benefícios múltiplos para os trairienses, favorecendo a zona urbana e rural e garantindo o abastecimento da população ribeirinha periférica e de jusante em terras do município. 

A barragem Anil, que será localizada no município de Caucaia, a cerca de 5 km da BR-222, vai contribuir em conjunto com os Açudes Sítios Novos e Cauípe para o suprimento hídrico do Complexo Industrial do Portuário do Pecém, além de ajudar de forma secundária no desenvolvimento da pesca, irrigação difusa e abastecimento da população ribeirinha nas localidades de Pecém, Sítios Novos, Catuana e Umarituba. 

Em Jardim, município localizado no Cariri, a barragem Berê vai garantir o abastecimento humano da zona urbana do município e do povoado de Bom Sucesso, no sertão cearense. Com o projeto, estima-se que aproximadamente 15 mil pessoas de Jardim e de Bom Sucesso serão beneficiadas. 

A Secretaria de Recursos Hídricos deve iniciar o processo de licitação das obras até o mês de novembro de 2020.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.