FOTO: Reprodução/Google Maps
Um grupo que realiza ações sociais no prédio da antiga escola Virgílio Távora, em Juazeiro do Norte, denuncia ameaças por parte da Secretaria de Cultura (Secult) do município em expulsa-los do local. Segundo informam, as ações não contam com apoio da prefeitura desde que estão instalados no local, há 12 anos, e sem nenhum diálogo afirmam que serão retirados do espaço. 

O grupo realiza ações sociais, onde são ministradas aulas de música, capoeira, artes marciais e dança. O espaço, localizado em frente a Praça dos Ourives, no bairro Franciscanos, abriga ainda a sede da União Estudantil da Juventude (UEJ). 

Eles administram o local e afirmam que o prédio foi cedido através do Governo do Estado, sendo que encontra-se em condições precárias desde o fim do funcionamento da escola, e relatam nunca ter recebido apoio da gestão municipal, mesmo prestando serviços à sociedade civil. 

Apesar do equipamento não pertencer ao município, segundo eles, o secretário Renato Fernandes exige a saída de todos do local para efetuar reformas e instalação de um novo equipamento. 

Conforme contato da reportagem com a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, foi dito que não houve ainda nenhum tipo de diálogo do grupo com o órgão, e que o local na verdade foi cedido pelo Estado à Secult, e que esta deve implantar um espaço de cultura ou um museu, com espaço para formações, cursos e atividades em geral. 

Entretanto, a pasta ficou de encaminhar nota oficial comunicando a exigência de retirada do grupo do local e explicações acerca do processo de desapropriação do espaço.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment