FOTO: Itallo Rodrigues
Uma ação comunitária, a ser realizada a partir da comunidade do Caldas, em Barbalha, deve promover uma ação de reflorestamento da área atingida pelo último grande incêndio na Floresta Nacional do Araripe (FLONA). A iniciativa está sendo promovida por ambientalistas, Corpo de Bombeiros e sociedade civil e visa juntar trilha ecológica, artesanato e música numa ação solidária. 

O ambientalista Ricardo Mariano, que é representante da comunidade do Caldas, afirma que o trabalho em conjunto está sendo feito em prol de uma mobilização em preocupação a analisar os impactos sofridos pela FLONA, assim como também desenvolver uma iniciativa que possa gerar não só uma campanha de reflorestamento, mas também a conscientização.

“Uma verdadeira batalha que será travada pelo coletivo que compreende a importância da preservação do Meio Ambiente, em especial da nossa floresta, que foi a primeira registrada no Brasil. Com a ação, iremos apresentar informes sobre todos os procedimentos e suas especificidades, alguns deles, amparados pela Legislação brasileira”, afirma.

Com ações a serem iniciadas a partir do distrito do Caldas, foi montada, através da equipe organizadora, uma programação que deve ser iniciada na localidade neste sábado (18), com culminância no domingo (19) com a plantação simbólica de mudas. 

Sábado (18) 
15h às 17h – Encontro com o ICMBIO (Palestra Dra. Verônica/preparação para o dia do Evento) 
18h – Programação Cultural no Caldas 

Domingo (19) 
05h – Recepção treino oficial Desafio da Chapada do Araripe 
06h – Recepção colaboradores e parceiros e assinaturas das fichas de participação e novas inscrições 
07h – Abertura Oficial do Evento 
07h30 – Início da atividades após distribuição das equipes 
11h30 – Retorno ao Caldas (avaliação e confraternização) 

Ricardo salienta que a atividade será guiada através de sete elos, sendo que a Coordenação montou no Projeto sendo estes: 1. Recepção e Segurança. 2. Coleta dos Descartes 3. Transporte 4. Alimentação 5. Infraestrutura 6. Reflorestamento e 7. Programação Cultural. 

Segundo a organização, serão divididas ao todo dez equipes de brigadistas, com cinco ajudantes voluntários cada. A expectativa é de recepção de um total de 500 pessoas, sendo que já foram efetivadas ao todo 350 inscrições. 

Os interessados devem efetuar inscrições de forma antecipada, informando nome, endereço, contato e data de nascimento para o contato (88) 98138-9734 / 98134-9198, da secretária do evento Aline Saraiva, sendo este documento devendo ser assinado no dia do evento para que seja gerado um certificado eletrônico posteriormente.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment