Caminha para um ano, que o Parque Estadual Sítio Fundão, em Crato, está às escuras, causado pela queda de um poste de iluminação no interior daquela unidade de conservação ambiental, em meados de março de 2019, e até esta quinta-feira (02 de janeiro de 2020) nada foi feito.

Mesmo estando aberto para visitação pública, os visitantes assim como funcionários, vem sofrendo as consequências com a falta de energia elétrica, em todas às suas dependências, a exemplo da casa de taipa de primeiro andar, onde lá existem objetos em exposição, assim como na guarita onde fica a recepção, entrada principal do parque.

No tocante aos visitantes, sejam adultos ou crianças, muitas reclamações vem surgindo, uma delas é por conta da água quente servida no bebedouro instalado junto à casa de taipa, e que mesmo os visitantes levando de casa seus recipientes com água, não é suficiente pelo esforço das caminhadas sobre trilhas existentes na área, e às visitas aos monumentos históricos. 



Para quem visita e se depara com esta falta de estrutura e de melhor acolhimento, é considerado descaso, isso sem contar com aqueles que fazem caminhada todas às tardes. Em conversa com um dos administradores do Parque, o Sr. Alexandre, gentilmente fez ciente a reportagem, que está tudo pronto para uma empresa especializada em eletrificação contratada pelo Governo do Estado, irá iniciar ainda neste mês de janeiro, os trabalhos para restabelecer a energia elétrica do parque, de forma mais moderna. 

Infelizmente outro grande problema sem solução, é a questão crônica da falta de segurança, o Governo do Estado, vem fazendo vista grossa para os casos graves de vandalismo e roubos que lá já ocorreram, é fim só nas eternas promessas. 

Vale a pena lembrar, que por esta falta de segurança, perdemos uma das maiores relíquias secular da nossa história, o velho engenho de pau tração animal, vergonhosamente por falta de atitude das autoridades do Governo do Estado, responsáveis pelo parque.

(Fonte: Caririceara.com)

Post a Comment