FOTO: Antonio Rodrigues
Primeiro a se reunir em 2020, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou uma plenária em Crato, no fim de semana (05). No mesmo dia, o partido convocou uma coletiva de imprensa para esclarecer posicionamentos para as eleições deste ano. No embalo, a direção estadual do PSDB anunciou caravana da legenda pela região do Cariri. 

Para a sucessão, o PSDB vai mirar nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Luiz Pontes, presidente estadual, disse que nesses municípios o partido vai lançar candidaturas próprias às prefeituras e, em outros, vai tentar compor aliança para ocupar a vice. Em Barbalha, o PSDB vai priorizar a reeleição do prefeito Argemiro Sampaio e, em Juazeiro, o partido tem a pré-candidatura do deputado estadual Nelinho Freitas. 

Na coletiva petista, o deputado federal José Guimarães, principal liderança do partido no Estado, disse que o PT terá candidaturas em pelo menos 15 municípios da região. No Crajubar, o partido deve priorizar Juazeiro do Norte e Barbalha, com candidaturas próprias. Enquanto em Crato, vai esperar orientação do governador Camilo Santana (PT). 

“Em Juazeiro, estamos tentando convencer o deputado Fernando Santana a disputar a Prefeitura. Se ele não for, vamos lançar outro [...] Está muito dividido. São várias pré-candidaturas. Então, temos boas chances”, avalia Guimarães. 

Em Barbalha, Guimarães também aponta para uma candidatura própria para retomar a Prefeitura, que foi governada pelo partido por oito anos. “Temos boas opções e estamos construindo uma candidatura. O PT, por sua grandeza e legado, tem que ser protagonista em 2020”, argumentou. 

No Crato, o partido deve esperar pelo governador Camilo Santana. “Em primeiro lugar o PT, depois nossas coligações. Aqui, em Crato, temos chances de emplacar a candidatura de Pedro Lobo, mas vamos dialogar com o governador Camilo Santana”, reafirmou Guimarães. Ele disse, ainda, que o PT vai construir alianças importantes, sem pressa para amadurecer o processo eleitoral em Crato. 

No cenário estadual, Guimarães acredita que a presença do ex-presidente Lula deve influenciar nas eleições. “Uma pessoa que passou 580 dias preso e, ao sair da prisão tem uma grande aceitação do povo brasileiro, deve influenciar em pelo menos 30% do eleitorado. Isso é o que diz as pesquisas realizadas”, observou. Guimarães reafirmou o desejo de trazer Lula ao Cariri ainda este ano. 

O presidente do PSD em Juazeiro do Norte, José Moura, disse ao Jornal do Cariri (JC) que, ainda em janeiro, o presidente estadual do partido, Domingos Filho, estará na cidade para discutir, com filiados do partido e a imprensa, a sucessão no Crajubar. Em Juazeiro, o partido tem dois pré-candidatos a prefeito. 

João Paulo, coordenador da Direita Conservadora do Cariri, disse ao JC que, dia 17 deste mês, será feito evento para a filiação do pré-candidato Maurício Sampaio a um partido ligado ao grupo. E um fórum aberto de debates sobre sucessão será realizado em março deste ano. 

Outras siglas com previsão de força na eleição, como MDB, Pros, Podemos e Psol ainda não definiram datas para iniciar a discussão eleitoral aberta à população do Cariri.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment