Por Redação Gazeta do Cariri

O projeto de restauração da Coluna da Hora, na Praça Padre Cícero, que receberá o histórico relógio totalmente recuperado, avança em mais de 20%. De acordo com o Secretário Isaac Daniel, a entrega do equipamento deve acontecer entre 60 a 90 dias. Após a restauração, conclui-se a total reforma da Praça Padre Cícero e todo o seu entorno, com um projeto de reurbanização e requalificação da área, incluindo a construção da Alameda Juazeiro Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva, que se tornou um dos espaços mais atrativos do Município e cartão postal . 

O relógio também está recebendo reparos e manutenção, realizados pelo relojoeiro e sineiro reconhecido pelo seu trabalho em restauração, mestre Geraldo Ramos Freire, de 91 anos de idade. De acordo com a Secretária Executiva de Cultura, Regivânia Belisário, essa, possivelmente, seja a última grande restauração realizada pelo mestre, e justamente com um trabalho representativo de um dos símbolos da cidade. 

O trabalho acontece por meio de parceria da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Cultura (Secult). A Coluna da Hora faz parte da última etapa de reforma da Praça Padre Cícero, dentro de um complexo de ações desenvolvidas, que inclui desde a reforma da área, com a recuperação do seu traçado original, a inserção do piso intertravado em seu entorno, obras de drenagem, paisagismo e jardinagem. 

O Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva conta com 43 quiosques revitalizados com fachadas originais. A obra também inclui a restauração da estátua do Padre Cícero, que foi inaugurada pelo próprio sacerdote. A Praça recebeu nova iluminação, com substituição dos postes.

Post a Comment