Dois recém-nascidos tiveram que ser levados por
aerotransporte para hospitais de Fortaleza
Dois recém-nascidos foram resgatados por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) na sexta (3) e no sábado (4), partindo das cidades onde nasceram, no interior do Ceará, e levados para a capital Fortaleza. No primeiro caso, a mãe do bebê não sabia que estava grávida e acabou dando à luz em um vaso sanitário. 

Segundo a Ciopaer, o caso aconteceu em Itapipoca. Nesta sexta-feira (3), um bebê com um dia de vida foi transportado do Hospital São Camilo, na cidade onde nasceu, até o Hospital Albert Sabin, em Fortaleza. O recém-nascido estava com dificuldades de respirar e sem movimentos, pois a mãe não sabia da gravidez e entrou em trabalho de parto no banheiro do hospital.

O recém-nascido caiu no vaso sanitário e foi levado de transporte aeromédico ao hospital Albert Sabin, onde segue internado. A mãe tem 17 anos e permanece hospitalizada em Itapipoca. 

Segundo resgate 
No dia seguinte, sábado (4), uma recém-nascida de 19 dias também precisou ser transportada do Hospital Regional de Sobral, na região Norte do Ceará, até o Hospital de Messejana, em Fortaleza, com um quadro de cardiopatia congênita. 

Os dois casos de resgate foram compartilhados na conta oficial da CIOPAER no Instagram. "Continuamos na torcida para que esses pequenos guerreiros vençam suas primeiras batalhas pela vida e estejam em breve nos braços de seus familiares", afirmou a publicação. 

De acordo com o Dr. Emílio Guilhon, cirurgião pediátrico do serviço aeromédico da CIOPAER/CE, o transporte de bebês deve ter cuidado redobrado em relação a audição, respiração e temperatura. "É importante ter incubadora de transporte, que vai fazer a manutenção da temperatura e ainda isola do meio, evitando a possibilidade de contaminação", explica o especialista.                   (G1 CE)

Post a Comment