FOTO: Arquivo - JC
Usar o Jiu-Jitsu para ajudar a transformar a realidade de crianças e jovens através do esporte. Esse é o objetivo do Projeto Semeando o Bem, que há cinco anos trabalha a formação de cidadãos por meio da modalidade esportiva. Duas vezes por semana, são ofertadas aulas gratuitas no Segundo Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro do Norte. Para participar das atividades, os interessados devem apresentar bom rendimento escolar. 

O Semeando o Bem, além de trabalhar na formação de futuros campeões, desenvolve um trabalho educativo por meio do esporte. “Nós trabalhamos para reduzir o índice de evasão escolar. O aluno só pode treinar conosco se apresentar boas notas na escola. Além disso, repassamos a importância de respeitar as normas. É preciso ter respeito dentro e fora do tatame. Nos reunimos com os pais desses garotos, para saber do comportamento deles em casa. É um trabalho conjunto”, relata o subtenente Célio Guimarães, um dos idealizadores do projeto. 

O professor de Jiu-Jitsu, Cleiton Nascimento, explica que as aulas acontecem duas vezes por semana, com o apoio da Capelania Evangélica do 2º BPM. “As aulas são nas terças e quintas-feiras, às 19h, na Avenida Castelo Branco S/N. O projeto tem sido muito importante para as pessoas que participam das aulas e o nosso intuito é expandir o projeto. Para isso, precisamos do apoio da sociedade, por meio da doação de materiais esportivos e até mesmo do patrocínio de atletas”, confidencia Cleiton Nascimento.

Instrutor de Kung Fu Sanda e Jiu-Jitsu, Anderson Silva é professor voluntário do projeto e relata a alegria de contribuir com o Semeando o Bem. “Temos ajudado crianças e adolescentes a se tornarem cidadãos de bem, ajudado pessoas a se libertarem da ansiedade, depressão, de uma vida sedentária. São muitos os relatos que temos, que nos motivam a dar continuidade ao trabalho. Espero que, em 2020, o Semeando o Bem cresça e possa beneficiar um número maior de pessoas”, aponta Anderson Silva.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment