FOTO: Afrânio Soares
A Bica do Ipu, um dos principais atrativos turísticos da região Norte do Ceará, voltou a jorrar na quarta-feira (9), após as chuvas registradas no município desde o início do mês de janeiro. Quando o Riacho Ipuçaba ganha volume, ele despenca da Serra da Ibiapaba, formando o famoso 'Véu de Noiva', com uma queda d'água de 130 metros de altura. 

No período chuvoso - que tende a se estender até maio - o local passa a ser o principal ponto de visitação do município cujo nome, em Tupi, língua indígena, significa 'água que cai do alto'.

Com previsão de aumento no número de visitantes no local, a gestão da unidade de conservação da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu orientou que os visitantes devem colaborar para manter a beleza do lugar, descartando adequadamente resíduos sólidos, como embalagens de água, refrigerantes e restos de comidas, nas lixeiras disponíveis no trajeto de acesso aos turistas.

Volume pluviométrico 
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nos nove primeiros dias de 2020, foi observado o acumulado de 26 milímetros de chuva na cidade de Ipu. A previsão para os próximos dias é de mais precipitações na região. Em todo o Ceará, a Funceme registrou total de 40,6 milímetros no mesmo período.                  (G1 CE)

Post a Comment