Com a chuva da madrugada, as ruas próximas ao canal ficaram alagadas. FOTO: Lorena Tavares
O canal do Rio Granjeiro, em Crato, transbordou após o município registrar uma chuva de 103 milímetros que começou por volta da 00:45hs desta terça-feira (18), durando até às 6hs, conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Confira quais os municípios que receberam chuva no Cariri no final da matéria.

As precipitações atingiram principalmente dois pontos, próximos à Rua Tristão Gonçalves e ao Mercado Walter Peixoto. Vias no entorno ficaram alagadas. 

Por volta de 2h30, um alerta foi emitido e a prefeitura da cidade mobilizou diversos órgãos, como Guarda Civil, Defesa Civil e secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e do Meio Ambiente para evitar qualquer risco de catástrofe na cidade, informou o secretário interino de infraestrutura do Crato, Carlos Andson. 


Rua em frente ao DER, nas proximidades do cemitério municipal
Embora o volume do "Canal do medo", como também é conhecido, tenha baixado no início da manhã, ainda continuava a cair uma chuva de menor intensidade na cidade. 


Canal do Rio Granjeiro transborda no Crato. FOTO: Lorena Tavares
"Tivemos dois pontos de alagamento, mas logo bloqueamos o acesso das pessoas para que mantivéssemos a população em segurança. Após o volume baixar, nós mobilizamos a limpeza pública para amenizar a situação e liberar o tráfego", disse Andson.

'Problema crônico' 
O canal da cidade, conforme assume o secretário, apresenta os mesmos problemas todos os anos. Um dos principais problemas, segundo ele, é o excesso de água acumulada devido às precipitações ocorridas na Chapada do Araripe. 

"Esse é um problema crônico do canal, proveniente das chuvas que descem da Chapada, mas nós temos duas possíveis soluções. A mais viável dela é fazer uma bacia de amortecimento, a montante do canal, para receber essas águas da Chapada e soltá-las numa vazão regularizada via comporta". 


Carlos Andson diz que o projeto para solucionar o problema do transbordamento no local é "custoso, dispendioso", mas garante que será articulado pela prefeitura.


O rio da Vila Lobo, antes do início da ladeira que dá acesso ao bairro, para quem vai pela Rodovia Pinto Madeira, transbordou, trazendo prejuízos para os moradores da localidade e deixando a via intrafegável.
Trecho entre o bairro Mirandão e Conjunto Santa Luzia ficou sem condições de tráfego
No Cariri choveu em 23 municípios, com destaque para o Crato, que registrou a maior precipitação da região. A previsão da Funceme para esta terça e quarta é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. Confira: 



(Gazeta do Cariri - Com informações do G1 CE)

1 Comentários

Postar um comentário