FOTO: Guto Vital
Viaturas Interceptadas nas ruas de Juazeiro do Norte, pneus esvaziados e estabelecimentos comerciais que funcionam a noite fechando mais cedo. Foi assim a noite de terça-feira com a deflagração da greve de policiais militares a partir das 21 horas. A Polícia Civil tratou de redobrar ações para garantir a segurança pública estabelecendo até patrulhamento em diversas áreas da cidade, mas não tem pessoal suficiente para cobrir o município. 

Pouco a pouco foram chegando a Juazeiro viaturas da PM de diversas cidades do Cariri e um total de 22 já estão paralisadas nas imediações do Vapt-vupt onde funciona a CIOPS (Coordenadoria Integrada de Operações e Segurança). Alguns policiais estavam com o rosto coberto e esposas de vários deles apoiaram às ações. Uma nota prometendo punições atribuída ao Governo do Estado revoltou ainda mais os grevistas e primeiro ponto colocado hoje pela categoria é anistia. 

Um porta-voz dos policiais na região do Cariri que optou por não ser identificado disse esperar a compreensão e o apoio da população, afirmando que respeitaram o governador Camilo Santana até onde foi possível. Segundo ele, são cinco anos sem reajuste salarial e corte no plano de saúde quando os PMs tem procurado economizar para tentar sobreviver. O mesmo comentou ainda sobre estressante garantindo a redução nos índices de criminalidade no Cariri. 

Segundo lembrou, a região ficou praticamente imune aos ataques criminosos que aconteceram no Ceará devido aos esforços da Polícia Militar no Cariri. De acordo com o porta-voz na região são cinco anos sem reajuste e o governador “tentou enganar” a categoria com a lei de promoções na qual, por exemplo, a mudança de Soldado para Cabo representa algo em torno de R$ 50,00 a mais no salário. Além disso, reclamam contra a carga horária definida em lei tornando as folgas como duvidosas. 

A proposta da categoria é que o reajuste anunciado pelo estado seja pago em parcela única e a criação de um escalonamento salarial por períodos determinados para que não fique, novamente, tanto tempo sem reajustes. Em Juazeiro do Norte, foi criada uma estrutura de apoio no vapt-vupt para acolher os policiais que estão tendo as viaturas recolhidas. A manhã de quarta-feira no Cariri já começou com uma cara diferente com muitos empresários em dúvida se abrirão ou não os seus estabelecimentos.      

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment